terça-feira, 24 de abril de 2018

Um domingo perfeito em Curitiba

Paço da Liberdade: café com cultura


A capital do Paraná tem a maior área verde por habitante do país. São mais de 20 parques e bosques preservados, construídos em homenagem aos imigrantes poloneses, alemães, ucranianos e italianos. Passear pelas alamedas de alguns deles, como o Jardim Botânico e o Parque Tanguá, é programa obrigatório em Curitiba, assim como conhecer outros cartões-postais – coloque na lista ao menos os indispensáveis, como o Museu Oscar Niemeyer, o Teatro Ópera de Arame e o bairro de Santa Felicidade com sua ótima oferta de restaurantes italianos. Reserve o domingo, no entanto, para um delicioso passeio a pé pelo Centro, recheado de atrações. Veja, a seguir, um roteiro perfeito para explorar o bairro.

10h – Feira do Largo da Ordem
O passeio começa no Largo da Ordem, no coração da capital. Turistas e moradores misturam-se entre mil barraquinhas que vendem artesanato, antiguidades, utilitários e comidinhas – colecionadores de carros antigos expõem seus tesouros nos arredores.

12h – Museu Paranaense
Depois de bater perna e fazer comprinhas, é hora de visitar o museu, instalado no belo palácio de 1928 (antiga sede do governo estadual). Seu diversificado acervo, dividido em salas temáticas, conta a história do estado através de objetos herdados de povos indígenas, de escravos e da alta sociedade paranaense.


Palácio de 1928 que abriga o Museu Paranaense
Palácio de 1928 que abriga o Museu Paranaense

13h30 – Almoço no Madero
Desça a Rua Kellers até a encontrar o Madero Burger, que serve os ótimos sanduíches criados pelo chef e proprietário Junior Durski – dos vegetarianos aos gourmets, passando pelo “melhor cheeseburguer do mundo”, como a casa denomina seu carro-chefe.

14h30 – Casa de Cultura Andrade Muricy + Catedral
Ao lado da hamburgueria, a Alameda Dr. Muricy leva à Casa de Cultura, prédio de 1926 que recebe ótimas exposições temporárias. Dali, desça pela Rua Cruz Machado até a Praça Tiradentes para encontrar a bela Catedral Metropolitana, restaurada recentemente.

16h30 – Café no Paço da Liberdade
Você leva 5 minutos para seguir da Praça Tiradentes à Praça Generoso Marques, onde fica o Paço da Liberdade. A construção, antiga sede da prefeitura de Curitiba (tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN), virou uma unidade do Sesc em 2009. A programação cultural é intensa, mas a beleza da arquitetura e o charmoso Café do Paço, perfeito para um relax no fim da tarde, já compensam a visita.

Antiguidades à venda no Largo da Ordem: programa de domingo
Antiguidades à venda no Largo da Ordem: programa de domingo

Fonte: MMT Gapnet

Nenhum comentário:

Postar um comentário