terça-feira, 24 de abril de 2018

O melhor de Nova Orleans

St Louis Cathedral, na Jackson Square
St Louis Cathedral, na Jackson Square

Número 1 da lista dos 52 lugares para visitar em 2018, elaborada pelo jornal americano New York Times, Nova Orleans deu a volta por cima. Quase treze anos após a arrasadora passagem do furacão Katrina, a maior cidade da Luisiana (com 390 mil habitantes) está mais vibrante do que nunca, com novos hotéis, atrações recauchutadas e uma cena gastronômica cada vez mais interessante. Fundada por franceses no século 18, e influenciada por um caldeirão cultural que passa por outras partes da Europa, pelo Caribe, pela África e pelas raízes indígenas dos Estados Unidos, a cidade celebra a diversidade na gastronomia, na arquitetura e na música. Berço do jazz, transpira o ritmo a cada esquina. Por isso, não é exagero dizer que, a qualquer época do ano, o visitante topará com um de seus incontáveis festivais – entre eles o Mardi Gras, carnaval mais famoso do Hemisfério Norte. A seguir, os passeios essenciais de Nova Orleans:

French Quarter
É o pedacinho mais cativante do Centro Histórico de Nova Orleans e uma das melhores vitrines da chamada arquitetura creole(variação do estilo colonial francês, típico do sul dos Estados Unidos). Um ponto de partida ideal para explorar a região é a Jackson Square, coroada pela St Louis Cathedral, do século 18, que rende homenagem ao rei francês Louis IX (santificado no século 13). Ainda que seja uma igreja católica, a catedral é um símbolo do sincretismo religioso que caracteriza Nova Orleans, onde diversas crenças convivem em harmonia – incluindo o vodu e outras tradições de origem africana.

Música e arquitetura <i>creole</i> no French Quarter
Música e arquitetura creole no French Quarter

City Park
Um oásis em meio ao clima boêmio de Nova Orleans, o maior parque urbano da cidade supera o Central Park de Nova York em área, com 526 hectares. Abriga um jardim botânico, um pequeno parque de diversões à moda antiga (com direito a carrossel) e o New Orleans Museum of Art (NOMA). Com um acervo de 40 mil peças, tem ênfase nas artes francesa e americana e é cercado por um jardim pontilhado de esculturas.

Um dos recantos do tranquilo City Park
Um dos recantos do tranquilo City Park

Backstreet Cultural Museum
Se você está interessado em mergulhar no caldeirão cultural que compõe Nova Orleans, este museu é uma boa oportunidade para fazer a “lição de casa”. Dos rituais do Mardi Gras aos funerais embalados a jazz, as tradições da cultura afro-americana na cidade são destrinchadas em exposições compostas por peças de roupas, móveis, documentos históricos, vídeos e muito mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário