sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Dicas de Salvador

Salvador, terra de Dorival Caymmi, Gilberto Gil, Gal Costa, Carlinhos Brown, Lázaro Ramos, Wagner Moura, de Airan Cal, e de muita coisa boa. Por isso, preparamos um post especial para falar deste destino: prepare-se para conhecer a cidade como um bom soteropolitano.

As praias dos baianos

Quando falamos sobre a capital da Bahia, quais são os principais atrativos que vêm à sua cabeça? Pelourinho, Baía de Todos-os-Santos, Farol da Barra, Elevador Lacerda, acarajé, baianas com saias rodadas, Mercado Modelo e a Igreja do Senhor do Bonfim, com suas icônicas fitinhas coloridas, com certeza são alguns deles. Mas a ensolarada e sempre alegre cidade tem muito mais a oferecer.


Com aproximadamente 50 km de costa litorânea, Salvador é uma verdadeira imensidão de areia e mar. São tantas as opções de praias que mesmo quem já é um visitante frequente tem motivos de sobra para voltar e se surpreender. Entre as preferências dos nativos para curtir sol, sombra e água fresca longe do frenesi dos turistas estão as praias do litoral norte, que ficam bem próximas ao Aeroporto Luís Eduardo Magalhães. Três delas merecem destaque: Stella Maris, Flamengo e Ipitanga.
Procurada por surfistas, Stella Maris é um conjunto de coqueiros, areia fofa, ondas fortes e mar cheio de pedrinhas – se refrescar nas piscinas naturais formadas em dias de maré baixa é uma ótima pedida. Mais adiante, a Praia do Flamengo também é uma das favoritas dos aficionados por surfe. Com pequenas dunas de areia e água em tons de verde e azul, o cenário paradisíaco é perfeito para quem busca paz e sossego. Para fechar com chave de ouro, a última parada é no município vizinho de Lauro de Freitas, onde o mar aberto (totalmente ligado ao oceano) da Praia de Ipitanga recepciona os visitantes com sua orla tranquila e excelente infraestrutura.

Um tempero para lá de arretado
Já cantava Ary Barroso: “no tabuleiro da baiana tem vatapá, caruru, mugunzá, tem umbu”. E o bom é que em Salvador ninguém fica apenas na vontade. Reconhecida internacionalmente pela riquíssima culinária, a gastronomia é tão variada que, inclusive, rende um roteiro turístico dedicado exclusivamente para ela.
Não deixe de recomendar uma visita aos restaurantes localizados no entorno da Pedra Furada, como o Recanto da Lua Cheia. Ponto de encontro de soteropolitanos e fãs de casquinhas de siri, peixes, frutos do mar, cocadas caseiras e outros quitutes típicos da cozinha regional, o empreendimento conta com outro diferencial: a vista deslumbrante da Baía de Todos-os-Santos.
Agora, se o viajante quiser experimentar a melhor moqueca de camarão do destino, o lugar mais indicado é o Donana Restaurante, um dos points favoritos dos moradores quando o objetivo é comer bem em um ambiente simples e aconchegante. Vale lembrar que o estabelecimento não funciona às segundas-feiras, ok?

O charmoso bairro da Ribeira
O ritmo típico das cidades do interior, marcado pela harmonia cosmopolita das grandes capitais: assim pode ser descrito o famoso bairro da Ribeira. Banhada pela Baía de Todos-os-Santos, esta região da Cidade Baixa sem dúvida daria uma ótima musa inspiradora para canções no estilo bossa-nova graças às cadeiras colocadas nas calçadas ao entardecer, aos barcos navegando em águas claras e mansas e, é claro, aos bares e restaurantes que dão o tom boêmio ao local.


Durante o passeio por ali, além de apreciar um belíssimo pôr do sol – que dizem ser um dos mais bonitos da Bahia –, é quase obrigatório dar uma paradinha na Sorveteria da Ribeira, o ponto turístico mais famoso do pedaço. Em funcionamento desde 1931, preserva a arte de produzir sorvetes deliciosos de maneira artesanal, disponibilizando cerca de 60 sabores, entre frutas tropicais, exóticas e ao leite.

Happy Hour 24 horas por dia
Na cidade das festas populares, onde a alegria impera em todas as estações do ano, o agito e a diversão não têm hora para começar ou acabar. Portanto, não é por acaso que, quando o assunto é curtir e comer bem, o destino dos salvadorenses seja justamente um barzinho, aberto noite adentro.
Instalado no Shopping Boulevard, o Caminho de Casa, especializado na culinária regional, é outra opção para qualquer hora do dia, trabalhando com um cardápio que inclui de carne de fumeiro a iscas de tilápia, passando, ainda, por um espetacular filé mignon. Aos domingos, o buffet fica a cargo da tradicional feijoada, que, aliada ao som ambiente à base de chorinho e bossa-nova, garante a satisfação dos visitantes.

Fonte: Segue Viagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário